Sonhos e dores

Sonhos e dores

Quando resolvi tentar a autorização do Conselho Federal de Psicologia para a “Orientação Psicológica Online” um dos grandes motivos foi a quantidade de depoimentos que já ouvi de pessoas que vivem ou viveram fora de sua cidade ou país natal e sobre o quanto essa experiência acabou sendo dolorida por diversos motivos:

  • Expectativas frustradas
  • Adaptação a cultura ou ao clima do lugar
  • Dificuldade com a língua
  • Dificuldade com as pessoas
  • Saudades da família e amigos
  • Experiências ruins no geral…

Poderia ainda elencar outras tantas situações que me chamaram atenção, porém vou falar um pouco sobre como a “Orientação Psicológica” ou como a Psicoterapia pode ser importante diante de tristezas que sentimos na vida, quando tudo indica que deveríamos estar contentes.

deslocamento-sonho-freudComo muitos já devem ter visto pelos outros posts aqui da página, falar com um psicólogo
é totalmente diferente do que falar com um amigo ou familiar. Nós não damos conselhos ou a nossa opinião, o nome Orientação tem o intuito de orientar o indivíduo em meio aos seus próprios pensamentos e emoções a fim de a pessoa poder se colocar de forma melhor diante das situações que está vivendo, podendo compreender muitas vezes a razão dos seus sentimentos e assim podendo encontrar uma nova forma de encarar as situações.

Coloquei o título do post pensando naqueles que sofrem apesar de estarem realizando um sonho que desejaram muito.

Esse misto de sentimentos por incrível que pareça é super comum, não só no caso de uma mudança desse nível, como em várias outras conquistas também, pois depois de tantas expectativas criadas, pode acabar sendo muito doloroso entrar em contato com a realidade e ver que infelizmente aquela satisfação completa, a perfeição… não existe.

E é aí que se torna tão importante poder pensar sobre os motivos que nos levaram até ali e poder assumir o desejo do que fazer a partir disso, tendo a consciência do por que se faz essa escolha.

Quanto a essa última parte, acho importante frisar a importância do saber por que das decisões tomadas na vida, pois estando ela de acordo com o nosso desejo, com certeza será bem mais fácil seguir em frente independente dos problemas que vierem acontecer.

Você tem tido tempo para pensar sobre a sua vida e as suas escolhas?

Com carinho,

Júlia Lainetti

 

By | 2017-09-20T14:10:25+00:00 julho 25th, 2016|Vida no exterior|0 Comments

About the Author:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: